/  Notícias / Nota de apoio à Sociedade Brasileira de Infectologia

Nota de apoio à Sociedade Brasileira de Infectologia

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Rio de Janeiro (SBGG-RJ) manifesta seu apoio ao conteúdo das “Atualizações e Recomendações sobre a Covid-19” elaboradas pela Sociedade Brasileira de Infectologia e divulgadas em 09/12/20.

Ao fazê-lo, une-se a outras vozes institucionais para expressar grave consternação pelo adoecimento e morte de profissionais da saúde, pessoas idosas e tantas mais afetadas pela pandemia que se prorroga sob os auspícios da omissão e da incompetência dos órgãos públicos.

A população idosa, carente da proteção e da segurança previstas na política do envelhecimento ativo, segue à deriva, no turbilhão de negação, desinformação e desassistência que se tornou o seu cotidiano ameaçador e letal.

A SBGG-RJ manifesta sua solidariedade com os profissionais da saúde, entregues ao atendimento possível e impossível que, tantas vezes, os adoece e mata. Quantos de nós ainda vamos nos contaminar, adoecer e morrer nesta crise? Quantos dos nossos idosos se perderão ainda na barbárie dessa (des)política da saúde pública?

Cabe registrar profundo pesar pela multiplicação das perdas das vidas que deveriam assombrar gestores e governantes. O que mais falta, no cenário atual, para convencer os poderes estadual e municipal, no Rio de Janeiro, de que é imprescindível adotar de imediato medidas severas de distanciamento social e restrição de serviços para conter o avanço da doença no Estado e na capital?

A SBGG-RJ repudia ações inócuas e irresponsáveis que aviltam a ética, a competência e o humanismo na saúde, reais alicerces da assistência digna aos nossos idosos.

Daniel Azevedo
Presidente da SBGG-RJ

Carolina Rebellato
Presidente do Dep. de Gerontologia da SBGG-RJ

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios assinalados*